Palestra abordou o ‘cyberbullying’ contra professores

09/03/2016 12:30

A palestra “Cyberbullying contra professores: desafios da autoridade pedagógica na era digital” foi realizada na sexta-feira, 4 de março, para tratar do tema da humilhação de professores na internet, em que se compartilham vídeos e conteúdos como forma de ataque. O palestrante foi o especialista em Educação, Antônio Álvaro Soares Zuin, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento, que ocorreu no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, juntamente com o grupo de pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (Traces).
A palestra foi composta de uma primeira parte expositiva, seguida de debate com a plateia. Zuin propôs uma discussão a partir de dois vídeos que se tornaram virais na internet: o primeiro, de um professor que quebrou o celular de uma aluna que atendeu o telefone após o aparelho tocar repetidamente; o segundo, de uma aluna que agrediu fisicamente uma professora que confiscou seu telefone.
Os debates abordaram o dever do educador de inserir novas tecnologias em sala de aula e a necessidade de respeito mútuo nos processos de ensino e aprendizagem. Também se falou da ideia de superioridade que o professor inspira, por meio de exemplos em que houve melhor aceitação e empatia dos estudantes pela figura do professor quando este se mostrou interessado no universo dos alunos.
Antônio Zuin é autor do livro Adoro odiar meu professor: o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico.

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2016/03/palestra-abordou-o-cyberbullying-contra-professores/#more-142430