Líderes do Grupo

 

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Professor Dr. Lucídio Bianchetti

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo (1978), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), Pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal (2009). Pesquisador 1A do CNPq. Atualmente é professor aposentado voluntário no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-graduação; Formação de Pesquisadores; Trabalho, Tecnologia e Qualificação Profissional.

 


 

 

Professora Dra. Francini Scheid Martins

Pedagoga, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Orientação Educacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Mestre em Educação, na linha de Sociologia e História da Educação, pela mesma universidade (2013). Doutora em Educação, na linha de Sociologia da Educação – Escolarização e Desigualdades Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2017). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Docência na Educação Superior, Coordenação Pedagógica em Instituto de Educação Superior e em escola de Educação Básica. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e Políticas Públicas Educacionais, com foco principalmente nos temas: educação escolar, democratização da educação, família e escola, meritocracia, justiça escolar, políticas públicas educacionais, sucesso escolar nos meios populares, políticas de ações afirmativas, afiliação de estudantes cotistas no ensino superior (graduação e pós-graduação), permanência e terminalidade na educação superior. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior – TRACES (UFSC/CNPq), do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu – LAPSB (UFSC/CNPq), do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina – GPEFESC (UFSC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola – OSFE (UFMG/CNPq).