CONVITE ESPECIAL

10/07/2019 20:13

A discussão sobre a democratização do acesso à Educação Superior Pública e as Políticas de Ações Afirmativas (PAAs) estará presente no 19º Congresso Brasileiro de Sociologia, principalmente no Grupo de Trabalho (GT 18) – Educação Superior na Sociedade Contemporânea, coordenado pelas professoras doutoras Helena Sampaio (UNICAMP), Rosana Heringer (UFRJ) e Clarissa Eckert Baeta Neves (UFRGS). O evento acontecerá em Florianópolis entre os dias 09 e 12 de julho de 2019.

Os temas deste GT foram divididos em três sessões, a saber:

1) Sistemas Nacionais de Educação Superior e Experiências de Internacionalização;
2) Democratização da Educação Superior: inclusão, acesso, permanência e vida estudantil;
3) Mudanças e Desafios no Ensino Superior.
O grupo se reunirá nas tardes dos dias 10, 11 e 12 de julho no Prédio do CFH, sala 315, das 14 às 18h.

As pesquisadoras Silvana Rodrigues de Souza Sato (UFSC/Gpefesc/Lapsb) e Melina Klitzke Martins (UFRJ/Lepes) apresentarão o trabalho intitulado “Lei nº. 12.711/12 em duas universidades federais brasileiras (UFRJ e UFSC): análise de variáveis que compõem o perfil dos classificados no curso de Medicina”. O trabalho trata dos processos de implementação da Lei de Cotas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também, analisa variáveis (Cor/Raça; Renda bruta familiar e Tipo de estabelecimento de ensino médio) que compõem o perfil socioeconômico dos classificados no curso mais procurado de ambas às instituições, a graduação de Medicina. Os resultados da análise quantitativa descritiva dos microdados dos questionários socioeconômicos apontam para mudanças significativas no perfil dos estudantes que ingressaram nas duas universidades após a implementação da Lei 12.711/12.

Convidamos a todos a participarem da discussão na próxima tarde de quinta-feira, 11/07.